• Considerada uma das 10 melhores Sanduíches do Mundo e um dos
    10 melhores sabores da Europa, a Francesinha Santiago® é hoje um
    dos maiores ícones gastronómicos da Cidade do Porto e de Portugal.
    É no Café Santiago que a Francesinha tem o seu maior expoente a
    nível de qualidade e reconhecimento.

    Francesinha Santiago®
  • slidebg2
    Onde nada acontece por acaso
    Tudo é feito com alma

Fundado oficialmente em 1959, O Café Santiago terá aberto portas bastante antes, nos anos 30, como casa de pasto e botequim. Ao longo do tempo, foi sofrendo várias e profundas remodelações pelo que quase nada resta da sua decoração original. Em 1978, o Sr. Fernando Pereira e a D. Isabel Ferreira, atuais proprietários, iniciaram a sua ligação ao Café Santiago explorando a tabacaria que nele existia. Em 1993, adquiriram a totalidade do estabelecimento dando uma nova vida ao espaço. A Francesinha Santiago® foi desde sempre a nossa principal referência, tendo surgido como o resultado do desenvolvimento e aperfeiçoamento da típica Francesinha do Porto por parte de dedicados elementos da família Pereira. Ingredientes criteriosamente selecionados, processos de confeção únicos 100% artesanais e o tão afamado e delicioso molho especial cuja receita constitui um bem guardado segredo de família, conferem à Francesinha Santiago® o estatuto de referência maior na gastronomia do Porto e de Portugal.

Em resposta à procura e no seguimento do sucesso no Café Santiago, o Café Santiago F surgiu em 2011 também na Rua de Passos Manuel, no Porto, mesmo enfrente ao Coliseu. Projeto independente, gerido por Filipe Pereira, assume-se como a 1ª expansão do Café Santiago, concretizada graças a uma equipa de grande confiança que nasceu e cresceu na “família Santiago” ao longo dos últimos anos. O Café Santiago F é um espaço descontraído e acolhedor onde a prioridade máxima é a qualidade. Tal como no Café Santiago, a cozinha é de inspiração caseira e a Francesinha Santiago® é rainha. A Francesinha Santiago® TOP é um exclusivo.

A Cozinha



Prego em Prato ou Prego no Pão

No Porto chamamos prego a um bife grelhado com batas fritas. Talvez porque antigamente se “martelava” literalmente a carne afim de a tornar mais tenra. No Café Santiago, servimos os típicos pregos do Porto. Em prato ou em pão, os nossos pregos são confecionados com a melhor carne de novilho que recebemos diariamente, isentamos de gorduras e amaciamos, sem martelo.


Cachorro Santiago

O Cachorro Santiago também é uma das nossas referências mais populares. Quando com molho, há quem lhe chame a Francesinha sobre o comprido. Com pão de cachorro crocante, salsicha fresca, linguiça, fiambre e queijo, o Cachorro Santiago assume-se como um snack de excelência, uma belíssima entrada, ou mesmo um bom lanche.

Pormenores

Francesinha Santiago®

A nossa Francesinha

Francesinha Santiago®

A Francesinha Santiago® é feita com pão de forma tradicional cozido em forno de lenha. Antes de o pão ser trabalhado, fazemos uma criteriosa seleção da consistência das formas. As fatias de pão de forma da Francesinha Santiago® são cuidadosamente aparadas à mão para uma construção perfeita.


Uma fina fatia de mortadela é o início da construção da Francesinha Santiago®. O sabor da mortadela é ténue, mas está lá e marca presença. Para além de acrescentar sabor, a mortadela serve também de base aos restantes ingredientes.


Diariamente recebemos salsicha fresca do dia com a qual fazemos as nossas francesinhas. A salsicha fresca é grelhada apenas quando a Francesinha Santiago® é encomendada e, tal como todos os outros ingredientes, nunca é pré-confecionada..


De sabor intenso, confere à Francesinha Santiago® um rustico mas ligeiro toque fumado. A linguiça é grelhada ao mesmo tempo e com o mesmo processo da salsicha fresca.


Há quem diga que se uma francesinha não tiver um bom bife ... Pode não ser um problema até porque nem todas as francesinhas levam bife, mas por via das dúvidas, os bifes de novilho das Francesinhas Santiago® são provenientes de peças inteiras que nos chegam frescas e são por nós inspecionadas, isentas de gorduras e cortadas em tenros bifes. Os bifes são grelhados na chapa e colocados em cima da salsicha fresca e da linguiça e, mais uma vez, só são grelhado no momento certo. Assegurando disponibilidade, frescura e qualidade da carne valemo-nos de vários fornecedores de proximidade geográfica.


Uma fatia de fiambre cortada numa espessura específica, permite manter todo o sabor e textura sem que seja um “bife” de fiambre. O fiambre tem de ser sempre de grande qualidade.


No interior da Francesinha Santiago® existe uma fatia de queijo cortada numa espessura própria calculada para não ser grossa nem fina. A fatia é colocada sobre fiambre à temperatura ambiente e aí vai derretendo com o calor do processo e dos restantes ingredientes sem se escapulir.


Tostar e torrar não é a mesma coisa. O pão da Francesinha Santiago® é cuidadosamente tostado sem torrar para que se sinta o crocante da francesinha logo na primeira garfada.


Um ovo estrelado na chapa, sem óleo, é cuidadosamente colocado por cima da fatia de pão tostado. A forma de colocação do ovo é a imagem distintiva da Francesinha Santiago®. A mistura da gema de ovo com o pão crocante é… espetacular.


Quatro finas fatias de queijo com semi círculos recortados são colocadas em cima do ovo da Francesinha Santiago®. O queijo funde-se numa consistência perfeita pelo molho quente.


São vários os ingredientes que fazem parte do corpo do molho da Francesinha Santiago®. O lume, os tachos, os temperos, os tempos de fervura… tudo faz diferença. Mas o nosso molho tem alma, chamamos-lhe “Essência Santiago”, o bem guardado segredo da família. Inimitável.


É segredo ...

A nossa equipa


No café Santiago não existem Chefes. Existe a familia que é fundamental para que tudo aconteça. Pessoas exigentes, de grande coração e de uma dedicação incansável ao trabalho.


Equipa Santiago

Café Santiago

Equipa
Equipa Santiago

Santiago F

Equipa
Equipa Santiago

Francesinhas

A outra equipa


Mensagem


Deixe a sua questão, a sua sugestão ou simplesmente mas não menos importante, o seu "feedback".

Obrigado


Enviar
Obrigado pela sua mensagem.